O que falta para alguns, sobrou para FBC FIREBREAK: DIVERSÃO!
- Edu Set's
- 22 de jun.
- 4 min de leitura
Atualizado: 1 de jul.
Remedy foi além do singleplayer e acerta mais uma vez
22/06/2025 por Eduardo Oliveira

Nos últimos anos, a Remedy vem se consolidando como uma das desenvolvedoras mais conceituadas do mercado de games. Max Payne, Control, Alan Wake, e agora FBC: Firebreak vem para entrar nesse mais novo panteão de jogos.
Sem dúvidas é mais um acerto da Remedy, e para aqueles fãs que andavam em dúvida sobre o jogo, só restaram certezas: ótima gameplay, ambientações incríveis e horas de diversão.
Focado 100% no online, o game traz um PvE cheio de fan service, com mapas já vistos em Control e Alan Wake, e textos exibidos nas telas de carregamento. Você e mais 2 amigos devem realizar variados serviços e conter as mais diversas anomalias em mapas que são, no mínimo, curiosos.

Corre que o bicho tá vindo!
A FBC, depois de muitos anos apenas se assegurando e sofrendo com o sobrenatural, decide ir para o ataque, e é aí que entram nossos Firebreakers. Na linha de frente contra o desconhecido, entram sem medo para o combate, com seus equipamentos em mãos e com um único objetivo em mente: entrar e sair com vida. Mas não ache que é fácil, é preciso muita coragem, munição e, muitas das vezes... fé.
Nossos bombeiros enfrentam fogo, gosma e muito... papel, mas nada disso é capaz de pará-los. Peguem seus kits e vêm comigo nessa aventura mais que bizarra.

Não julgue o livro pela capa, e o jogo pelo tutorial
Iniciamos o jogo e já podemos escolher o primeiro mapa, ou serviço como é chamado dentro do jogo, e nosso kit de reparo. Nada como um tutorial imersivo, e isso eles fazem bem, já nos colocando na ação e nos ensinando na prática o que devemos fazer com o kit escolhido. É breve, e é aí que pecam. Muitos podem acabar achando que o jogo se resume à primeira missão: ligar alguns reatores e sair rapidamente daquele lugar enquanto inimigos vão surgindo em ondas. Mas o jogo é muito mais que isso — inclusive, os kits são extremamente essenciais.
Nos são apresentados 3 kits: Kit Reparo, Kit Limpeza e Kit Eletro, e cada um exerce uma função importantíssima em cada serviço. No caso do Kit Limpeza, você pode apagar incêndios e tirar gosmas, papéis e fogo de seus colegas; o Kit Reparo já é autoexplicativo, e você conserta alguns objetos danificados pelo mapa; o Kit Eletro eletrifica inimigos e objetivos pelo mapa. Mas você não fica restrito a realizar ações apenas do seu kit. Por exemplo, se você está com o Kit Limpeza e gostaria de consertar algo, você pode realizar um minigame que consiste em apertar “L1” e “R1” de forma correta, caso contrário, sofrerá um dano considerável.

Há possibilidade de upar cada kit na aba de requisições no menu, e cada upgrade nos dá melhorias em nossas ferramentas e novos itens individuais que fazem toda a diferença, além de PowerUps que podem ser comprados com pontos e desbloqueados conforme subimos de nível. Para desbloquear espaços para esses
PowerUps, é necessário upar o nível do kit.
Ainda falando das requisições, elas se assemelham a um passe de batalha, com skins, armas, upgrades de armas e sprays que podem ser liberados com pontos. Pontos esses que conseguimos dentro de cofres distribuídos em cada mapa e ao matar chefões que aparecem aleatoriamente no meio do serviço.

Continuou depois do tutorial?! Então aqui você encontra o ouro
Finalizou o tutorial?! Ótimo, agora é que começa a ficar interessante. A cada final de serviço em um mapa, você libera um nível. No nível 2, você ainda realiza o mesmo serviço anterior, mas, ao finalizar, o mapa se expande e libera uma nova área com mais serviços a serem realizados — e assim até o nível 3. No momento atual, o jogo conta com 5 mapas com 3 níveis cada um.
Mas o nível não é sinônimo de dificuldade. Você pode escolher a dificuldade extrema ainda no nível 1 do primeiro serviço, mas não para por aí o grau de dificuldade.
As corrupções dão um salto no quesito dificuldade. Serviços só podem ter corrupções a partir da autorização nível 3, e são ao todo três níveis de corrupções. Com isso, você deverá neutralizar... objetos. Isso mesmo, diversos objetos que podemos dizer que estão possuídos por forças sobrenaturais. Nesses mapas, podemos coletar matérias para desbloquear melhorias nos personagens.

Nem tudo são flores
Nada é perfeito, e esse jogo também não. Com melhorias baseadas em grind extremamente abusivo e sem diversidade de inimigos — mesmo em diferentes mapas — pode causar enjoo, mesmo com seu fator replay incrível. Mas isso não anula seu fator replay, gameplay acessível, mapas incríveis, dificuldade atrativa e não tira minha nota de 4 logadas para FBC: Firebreak. Há seus erros, mas com toda certeza serão corrigidos em futuras atualizações e o deixarão mais incrível do que já está. Recomendo sem medo de errar, ele está disponível no GamePass e no PS Plus Extra, não custa tentar.




tenho que dar uma chance, mas mó preguiça kkkkkk
Tem alguma história importante para o universo Remedy pré Control 2?