top of page

Vale ou não logar para Pipistrello and the Cursed Yoyo?

Atualizado: 1 de jul.

17/06/2025 por Juliana Bolzan

capa do jogo pipistrello

É Brasa!


Desenvolvido pelo estúdio brasileiro Pocket Trap e publicado pela PM Studios, Pipistrello and the Cursed Yoyo foi lançado em 28 de maio de 2025 em todas as plataformas, custando R$49,99.


Com nota 89 no OpenCritic, está neste momento entre os 5 jogos mais bem avaliados do ano. É isso mesmo! Um estúdio indie brasileiro lançou um dos melhores jogos de 2025, num gênero inovador: ioiovania.


Eu não tinha visto nenhum marketing anterior do jogo, apenas soube por um tweet que ele havia sido lançado e estava recebendo boas críticas. Mesmo não curtindo o gênero-irmão metroidvania, é claro que larguei The Witcher 3 e corri para comprá-lo e prestigiar desenvolvedores do Brasil. Foi a manobra mais radical que fiz esse ano.

créditos finais do jogo

Um ioiô pode sim salvar a cidade.


Pipit é um morcego (pipistrello em italiano) que adora exibir suas aptidões com o ioiô. Ele precisará usar essas habilidades de forma um tanto literal para ajudar sua tia, magnata influente da cidade, quando outros empresários se voltam contra ela. Embora se apresente de forma simples, a história do jogo é recheada de muito humor e inúmeras referências brasileiras que me deixaram com pena dos tradutores para os demais 6 idiomas para o qual foi localizado (quem quer, faz!). E, magistralmente, o jogo usa suas 4 áreas principais como condutoras de temas atualíssimos e importantes na sociedade moderna. Só jogando para entender e se surpreender!

imagem mostrando a localização em PT-BR

Este ioiovania vai te desafiar na medida certa.


Há uma progressão de habilidades do ioiô que te permitirá acessar áreas outrora bloqueadas, e que pelo menos para mim sempre foi de forma inusitada. Há bótons que ajudam a incrementar o poder do ioiô e auxílios passivos que podem ser comprados. Porém, o preço não é apenas em dinheiro, pois nada na cidade de Nova Voltânia vem de forma fácil. Avançar nesses auxílios era um estímulo à parte e desistir deles uma humilhação, embora às vezes seja melhor reconhecer a derrota...


O jogo ainda traz uma grande variedade de inimigos, puzzles inteligentes e uma trilha sonora viciante. O compositor Leonardo Lima respondeu um tweet meu, dizendo que "foi divertido poder misturar funk, mpb, bossa e canto de torcida com trilha de GBA". Depois dessa descrição, se eu fosse você, já estaria no controle de Pipit e seu ioiô.

trecho de gameplay do jogo

Vale a pena logar para Pipistrello and the Cursed Yoyo?


Essa será a segunda review do site indicando um jogo obrigatório. Impossível dar menos de 5 (ioiôs) logadas para Pipistrello and the Cursed Yoyo. Estúdio brasileiro, preço camarada, aclamado pela crítica e diversão garantida. Ressalto, por último, a parte final do jogo: é uma grande placa em neon escrito "você aprendeu tudo que eu ensinei até aqui? Então toma!".

cena do jogo

8 comentários


Arthur Maboni
Arthur Maboni
21 de jun.

Ok convencido!!

Curtir

Eu tinha visto o anúncio desse jogo a muito tempo atrás, porém, esqueci a data de lançamento, mas lembro que gostei o que vi no anúncio. Agora com essa descrição e recomendação, irei comprar e jogar.

Ainda mais de quem vem a indicação <3

Curtir
Juliana Bolzan
Juliana Bolzan
19 de jun.
Respondendo a

Obrigada, amigo!!!

Curtir

Talles Rodrigo
Talles Rodrigo
17 de jun.

Jogaço ein toma aí a minha platina dele no ps4 e em breve pego no ps5.

ree

Curtir
Talles Rodrigo
Talles Rodrigo
21 de jun.
Respondendo a

Facinho ou não kkkkkk

Curtir

Vitor Hamdan
Vitor Hamdan
17 de jun.

Top! Sou muito a favor de prestigiar os jogos BR! Esse parece bem divertido!!! Parabéns VLH e Ju pelo review

Curtir

Bruno Marques
Bruno Marques
17 de jun.

Sou uma vergonha em termos de jogos br que eu já me aventurei, vou deixar esse no meu radar O.O

Curtir
bottom of page