Vale ou não logar para Dreams of Another?
- Vai Logar Hoje? 
- 8 de out.
- 2 min de leitura
08/10/2025 por Juliana Bolzan

A frustração no primeiro tutorial de gameplay de Dreams of Another já mostra que esse é um jogo que vai te incomodar de muitas formas. Porém, é o tipo de incômodo construtivo, pois como diz o próprio mote do jogo, não existe criação sem destruição.
Nessa leva, nosso personagem de pijama utiliza uma arma que ao invés de ser uma ferramenta letal, utopicamente reconstrói o mundo ao seu redor. Algo que talvez aliviasse a consciência de Alfred Nobel, que instituiu um prêmio para benfeitores da humanidade após passar sua vida criando explosivos e fornecendo material bélico para exércitos. Embora essa jogabilidade tenha um efeito terapêutico parecido com o de PowerWash Simulator, ela acabou me cansando quando praticada por muito tempo seguido

O brilho do jogo está nas questões filosóficas inquietantes que te atingem incessantemente. Elas são trazidas em meio à história dos poucos mas cativantes personagens e pelos objetos do cenário. Isso mesmo, você se pega pensando em teorias do contrato social, liberalismo, capitalismo, existencialismo e outros ismos a partir de conversas com seres inanimados. Em uma dessas, cheguei a pensar se sou uma metáfora de um poste de luz.
Permeando esse absurdo está a trilha sonora, composta pelo próprio escritor do jogo, Tomohisa Kuramitsu, mais conhecido como Baiyon. Ela é estranhamente provocativa e ao mesmo tempo familiar e aconchegante. Um paradoxo que se encaixa perfeitamente na proposta do jogo.
A história vai e vem no tempo e no espaço, misturando passado e futuro e retornando diversas vezes aos belos cenários. As peças vão se encaixando e tornando o desconexo em melancolia. Fui criando um sentimento de apego e pena, mesmo que sempre acabasse levando um belo tapa na cara.

O jogo tem compatibilidade com VR, oferecendo modo em primeira e em terceira pessoa. Testei ambos, e embora minha cinetose não tenha permitido a continuidade, o visual chamou mais ainda a atenção.
E aí, vale a pena logar para Dreams of Another?
Dreams of Another, do estúdio Q-Games, será lançado no próximo dia 09 de outubro de 2025. Ele é localizado em português e em várias outras línguas. Por enquanto, apenas o preço no Playstation está disponível, custando R$199,50. Com cerca de 9h de duração, mas muito mais horas de elucubrações, indico bastante o jogo para quem gosta de se aventurar nesse tipo de conteúdo autorreflexivo. Talvez seja sensato aguardar um preço um pouco mais acessível.




Parabéns Ju, ótimo texto. Parabéns equipe VLH por mais um trabalho de altíssimo nível.
Mais uma bela analise da Ju ❤️